Por Gustavo Ballestreri, Venture Capital Associate
A saúde sexual masculina importa, e a saúde dos homens merece mais atenção do que tem recebido. Hoje, 25% desse público até identifica alguns sintomas, mas recorre a buscas na internet em vez de se consultar com um profissional, mostra pesquisa Um Novo Olhar para a Saúde do Homem. Por uma questão de saúde pública, o cenário precisa mudar, e a Omens, plataforma de saúde e bem-estar masculino e a mais nova investida da VOX Capital, é quem lidera essa mudança no Brasil.
A Omens é uma health tech que oferece uma jornada integrada focada nos cuidados de saúde do público masculino, ampliando o acesso à informação e trazendo serviços essenciais de qualidade e acessíveis para essa parcela da população. Fundada em 2020, a healthtech está recebendo aporte de R$ 10 milhões numa rodada seed liderada pela VOX Capital, com coinvestimento de Green Rock, Incubate Fund e Aimorés.
O tamanho do problema
O Brasil tem 104 milhões de homens, e estima-se que mais da metade deles acabe nunca indo a um urologista, profissional especializado no trato urinário e sistema reprodutor das pessoas de sexo masculino. Dois fatores associados a isso são o preço da consulta e a falta de disponibilidade desses cuidados nos postos de saúde. Para efeitos de comparação, no público feminino, o número de mulheres que não têm o hábito de ir a ginecologistas cai para 8%.
O cenário ressalta a importância da criação de uma plataforma dedicada ao público masculino que não apenas quebre o estigma do autocuidado mas, também, traga informação de qualidade e ofereça ferramentas práticas para o atendimento.
A Omens se destaca porque desenvolveu no Brasil uma abordagem bastante inovadora junto ao público. A comunicação no Instagram, Blog, Vídeo e podcast dialoga diretamente com os problemas que grande parte dos homens enfrenta de forma sutil, propiciando mais receptividade e resposta dos pacientes. Na prática, isso estimula a busca pelo apoio e também aumenta a adesão ao tratamento proposto nas diversas linhas de cuidado na plataforma da Omens.
Uma inspiração que vem de fora
O tabu masculino em relação ao próprio cuidado e saúde sexual não é exclusivo do Brasil. Nos EUA, ele impulsionou o surgimento da Hims e da Ro, empresas focadas nos cuidados do homem, sendo que a primeira deve ultrapassar $ 450 milhões de faturamento em 2022 – quase o dobro em relação a 2021.
Ambas as empresas, assim como a Omens, trazem uma visão mais moderna das linhas de cuidado e que focam no indivíduo. Para além de medicamentos, a proposta dessas healthtechs contempla terapia psicológica, cursos e treinamentos de autoconhecimento, suplementos e até uma combinação desses cuidados, se necessário for. Tudo isso, claro, com o acompanhamento e supervisão de um médico, em uma consulta em formato online e que pode ser por mensagem, tornando toda a jornada prática e inclusiva.
Uma plataforma inclusiva
O modelo trazido pela Omens ao Brasil já vem gerando resultados. De sua fundação para cá, são mais de 20 mil atendimentos na vertical de saúde sexual. Além disso, o portal de conteúdo da startup se aproxima de meio milhão de acessos mensais, evidenciando a demanda então reprimida por informações confiáveis e de qualidade sobre questões que grande parte dos homens enfrenta no dia a dia e, também, impulsionando toda a plataforma de atendimento da empresa.
As principais frentes de atendimento vão na linha de consultas remotas, que podem ser tanto por vídeo quanto por mensagem, tratamentos com especialistas de psicologia, medicamentos, suplementos, conteúdos gratuitos e cursos. Com essas frentes, a Omens têm uma resolutividade de mais de 90% dos casos que atende.
Com a rodada de investimento, a Omens quer atingir cada vez mais pessoas que falam português, onde quer que estejam, e também explorar novas verticais da saúde masculina notadamente sub-representadas. A healthtech está diretamente alinhada a nossa tese de impacto social na frente de pessoas plenas.
O que vem por aí
O sucesso desta primeira vertical de saúde sexual, apesar de ser uma frente bastante desafiadora devido aos estigmas que o tema carrega, dá a nós, da VOX Capital, a segurança sobre a capacidade da Omens de explorar oportunidades em novas verticais da saúde masculina.
Ainda existem diversas frentes, como queda de cabelo, que afeta mais da metade dos homens acima de 50 anos e segue carregadas de desinformação e para a qual não há oferta de jornada médica com menos fricção e efetivamente integrada. A saúde do sono também é uma queixa que afeta parcela relevante dos brasileiros e que segue mistificada, gerando grande terreno para a startup atuar.
Essas oportunidades, entretanto, vêm acompanhadas de desafios, como a competição cada vez mais acirrada por espaço nas ferramentas de busca (SEO). Todo o trabalho de comunicação e conteúdo que está sendo realizado mira exatamente contornar esses desafios e impulsionar o crescimento da Omens.
A contribuição da Vox
Com uma trajetória vinda de diversos investimentos na área da saúde e ligada a impacto, a VOX também pode contribuir ativamente na superação desses desafios para aumentar o número de pacientes atendidos e a amplitude da informação de qualidade acerca de vários tópicos da saúde masculina. Estamos animados para participar da ampliação da plataforma da Omens, mirando a saúde integral e de qualidade acessível para todos os públicos a serem beneficiados no país.