A educação é uma ferramenta transformadora, e cuidar da saúde das pessoas é um ato de zelar pela própria vida. Formar estudantes e profissionais para a área da saúde é multiplicar essa potência. É investir no futuro para todos. Aqui, vamos compartilhar um pouco da nossa experiência investindo na Sanar, empresa de educação que utiliza a tecnologia para promover o acesso ao ensino da medicina, e do impacto incrível que eles obtiveram em 2020.
Nós investimos na Sanar desde 2018, na missão de oferecer conteúdos para quem busca maior qualificação na carreira. Naquele ano, já existia grande demanda para formação por meio de plataformas on-line com preços acessíveis, mas ainda havia receio das faculdades de Medicina com o ensino à distância.
Em 2020, veio a pandemia e o jogo virou completamente. Com o distanciamento social, cursos digitais passaram a ser essenciais. A Sanar, então, disponibilizou conteúdos sobre cirurgia on-line para faculdade, entre outros. A mudança que era esperada para cinco anos foi acelerada em três meses. Uma transformação que trouxe um novo desafio para a empresa. O coronavírus era algo novo também para os médicos, e fornecer informação confiável era um diferencial. “Vimos que até os médicos estavam expostos à onda das fake news. Fizemos um portal que virou referência sobre a doença”, lembra Ubiraci Mercês, CEO da Sanar. O site sobre covid-19 da Sanar reúne notícias, pesquisas científicas, aulas e outras funções.
Crescimento pela gestão de impacto
O apoio na formação de médicos gerou um crescimento acelerado da Sanar. Das 5.500 cidades brasileiras, a empresa já tem alunos em cerca de 5 mil. A equipe de tecnologia cresceu de vinte para cem pessoas. O número total de funcionários dobrou, passando de 150 para 300.
Outros números também atestam a relevância da empresa. No início da pandemia, a solução do produto SanarFlix, por exemplo, tinha cerca de 20 mil assinantes. Com a suspensão das aulas no país, a procura aumentou, e a ferramenta terminou o ano com 60 mil assinaturas.
E o crescimento também ocorre de outras formas. O impacto acontece quando os estudantes se aprimoram em razão do acesso ao conteúdo qualificado. Aqui entra outro diferencial. A empresa oferece crédito aos alunos com menos condições financeiras e cria um ciclo virtuoso onde o empréstimo fornece oportunidade, que forma profissionais capacitados, os quais, ao final, conseguem pagar os empréstimos.
Esse mecanismo contribuiu para a Sanar escalar o impacto que o negócio almeja. Nesse contexto a atuação da VOX ao lado do empreendedor também tem sido fundamental: por meio da gestão de impacto, apoiamos a empresa em seu crescimento. “A forma como a VOX se posiciona traz muita confiança para a relação com a Sanar. Eu não tenho que me preocupar com conflito de interesse. Desenvolvemos uma relação de proximidade muito forte. É diferente de uma relação de um investidor. É uma relação humana, de cuidado”, relata Ubiraci.
Medicina do futuro
Para a Sanar, apesar de a digitalização ter acontecido mais rápido que o esperado, existem ainda passos importantes que o negócio deseja alcançar. A educação na área da medicina passará por uma grande transformação digital nos próximos anos e a Sanar almeja ser a empresa que irá acompanhar os médicos. “Queremos ser o sistema operacional do médico. O que o Windows foi para o PC, a Sanar quer ser para o médico, ajudando a digitalizar o trabalho e ser a companheira de vida”, destaca Ubiraci.
Acreditamos e investimos em educação e saúde. Esse é um dos nossos pilares: fomentar o empreendedorismo e a tecnologia para resolver problemas de acesso a setores fundamentais para o país.
Quer saber mais histórias sobre o impacto de nossos investimentos? Confira o Relatório VOX 2020!