Por Caio Cruz e Sara Abdo
Você fica confortável e se sente seguro quando tem que recorrer ao setor público para conseguir alvarás, fiscalizações, inscrição municipal, aposentadorias, pedidos de isenção ou renovações de trânsito? Para boa parte das pessoas, a resposta é não.
Nosso dia a dia cada vez mais digitalizado em meio a aplicativos e contas facilmente integrados escancara que o setor público ainda tem um modus operandi burocrático, desintegrado, pouquíssimo digital e, consequentemente, ineficiente. Isso retarda o desenvolvimento de países como o Brasil, evidencia a trava nos processos públicos de inovação e afeta a consistência da arrecadação pública junto ao contribuinte. Todo mundo perde.
O ponto é que a gente precisa de um ganha-ganha.
É nesse cenário que uma solução que leve transformação digital e integração à máquina pública mostra seu potencial. Por que ninguém pensou nisso antes? Porque o desafio é enorme. Mas há quem esteja tentando, como é o caso de Marco Zanatta, que em 2017, no Paraná e após sentir o problema na pele várias vezes, fundou a govtech Aprova Digital para liderar a otimização da gestão pública e a melhoria na relação governo-cidadão.
No final de 2022, a startup anunciou a captação de R$ 22,5 milhões numa rodada Seed liderada por VOX em parceria com Banco do Brasil, através do CVC de Impacto do Banco (BB Impacto ASG I) que está sob gestão da VOX Capital, e a Astella, que já investia na companhia. Endeavor, através do Programa Scale Up, e CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) também acompanham o aporte.
A proposta da Aprova Digital
A Aprova quer liderar a transformação digital na administração pública vendendo sistemas de gestão na nuvem para governos (B2G). Tais sistemas são desenvolvidos em módulos, o que permite tanto a incorporação de novas funções e características de forma mais simples quanto o atendimento de necessidades específicas de municípios, secretarias e associações, aumentando a abrangência e perfil do cliente final.
O objetivo da govtech é propiciar ao setor público ferramentas que organizam os dados e processos internos, trazendo visibilidade dos resultados, clareza dos gargalos, além de integrar e conectar departamentos e áreas internas. É disso que depende uma gestão baseada em dados, mais produtiva, econômica e mais intuitiva e confortável para o cidadão e cliente final.
Como funciona a solução
A companhia oferece uma plataforma para tramitação digital de processos em órgãos públicos, otimizando serviços com foco nos fluxos tributários, de suprimentos e de recursos humanos, como alvarás, licenças, certidões, etc.
A Aprova funciona no modelo Software-as-a-Service (SaaS) para digitalizar prefeituras, secretarias e órgãos municipais, automatizando os processos internos e criando uma interface de contato com o público final, o que otimiza a jornada de atendimento de demandas e serviços.
Desenvolvida em módulos adaptáveis a diferentes áreas a serem geridas – de meio ambiente a financeira -, a solução entrega uma ferramenta que transforma processos manuais em fluxos de trabalho automatizados, criando uma visão integrada dos departamentos e secretarias. Isso resulta em tomada de decisão mais inteligente e assertiva ao agente público, além de um atendimento mais rápido, barato e digital para o público final, seja cidadãos ou empresas.
Alguns grandes feitos já podem ser celebrados:
• Crescimento de cerca de 300% no último ano
• A govtech já ajudou 75 cidades brasileiras a economizarem mais de 300 mil toneladas de papel e R$ 50 milhões dos cofres públicos, incluindo grandes centros como a cidade de São Paulo e Florianópolis
• Atualmente, cerca de 21 milhões pessoas, o equivalente a cerca de 10% da população nacional, têm acesso a serviços governamentais através da solução da Aprova
• Os serviços oferecidos atualmente pela Aprova, combinados, representam cerca de 30% do total das despesas de um município.
Nesta rodada, o objetivo é lançar a vertical e frente de negócios de pagamentos digitais para se tornar a parceira dos municípios no processo de pagamento de tributos e taxas públicas. Isso deve permitir a governos otimizarem a arrecadação e oferecerem, por exemplo, opção de pagamento parcelado via cartão de crédito para o cidadão.
Por que a parceria com o Banco do Brasil?
Quando VOX e Banco do Brasil desenharam a tese de investimento do BB Impacto ASG I, o CVC do BB que está sob gestão da VOX, a vertical de govtech foi entendida como relevante para a estratégia do Banco porque desenvolve soluções para melhorar o funcionamento de instituições públicas e qualidade dos serviços que oferecem. As govtechs geram dois benefícios importantíssimos:
• Serviços públicos eficientes, eficazes e bem distribuídos para toda a população
• Integração facilitada entre sociedade e poder público, fortalecendo a democracia.
Além do capital aportado, com a parceria com o BB a Aprova consegue acessar e utilizar muito conhecimento e capilaridade do banco para potencializar seu crescimento. Ao abrir portas para o produto SaaS da Aprova, a proximidade com o BB estimula também a distribuição e integração do produto financeiro e de pagamentos, ajudando gestões, sobretudo municipais a movimentar recursos e otimizar receitas.
Indo no detalhe, Aprova e BB se integram para:
• Permitir a oferta das soluções da Aprova para base de clientes
• Integração com o BB Digital, aumentando a disponibilidade de produtos e ferramentas oferecidas
• Auxiliar na distribuição e integração do produto de pagamentos da Aprova para os municípios, otimizando a solução de Gestão Financeira do banco
O tamanho do problema que a Aprova quer resolver
O governo é hoje um dos maiores clientes das grandes empresas de software no mundo, movimentando cerca de US$ 90 bilhões ao ano. No Brasil, o valor gasto é de US$ 1,4 Bi, um claro indicativo de que tem muito a evoluir e tal crescimento pode ser estimulado com soluções eficientes.
Há muita ineficiência pesando os cofres, como mostram os dados:
• O Brasil é o 7º país que mais gasta com servidores públicos do mundo – ou é 3,5 vezes mais que o orçamento para saúde, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI) – dados de 2020.
• Em valores, R$ 1 Tri é o gasto total com o funcionarismo público brasileiro em 2021, representando 13% do PIB, ante uma média global de 8%.
• O tempo médio para obtenção de um alvará no Brasil é de 338 dias
• Cerca de R$ 420 bilhões é o tamanho da dívida das empresas junto aos municípios.
O que se percebe, então, é que o setor financeiro privado foi o que mais evoluiu e apresentou inovações, mas tal movimento não se deu no setor público. E está mais do que na hora de solucionar esse gap e replicar as novas soluções financeiras nos governos, visando facilitar e gerar acesso.
A melhoria da gestão pública, na esfera estratégica ou administrativa, tem o potencial de contribuir para a qualificação da relação de cidadãos com a máquina pública, seja por meio de acesso a dados, com transparência, pela melhoria na qualidade de serviços ou pelo incremento na eficiência dos mesmos. E incentivar a digitalização pública nos aproxima de um setor mais desenvolvido, e isso traz benefícios e contribuições para todos: cidadãos, negócios e governos.
Veja abaixo o que cada um ganha:
Cidadãos:
• Transparência de informações e conhecimento do trâmite de processos
• Regularização tributária com viabilização de pagamentos parcelados, permitindo que cidadãos entrem em conformidade com a Fazenda Municipal e assim destravem as limitações que isso lhes impõe.
Negócios
• Transparência de informações e conhecimento do trâmite de processos
• Eficiência na solução de requisições apresentadas ao governo municiapl, como alvarás.
• Estes aspectos colaboram, em tese, para destravar negócios no nível municipal.
Governos
• Melhora no relacionamento com os munícipes
• Ordenamento e eficiência na gestão interna de processos
• Potencial aumento de arrecadação e de aquecimento da economia local.
Os desafios
Como investidores de impacto positivo, acreditamos que é solucionando dores em grandes mercados que conseguimos potencializar o impacto gerado na ponta. E o setor público é um desses casos. Além de muito grande, é pouco explorado no Brasil, o que abre oportunidades para os negócios e políticas públicas bem planejadas e executadas. Acreditamos na força da transformação digital nos governos para conseguir entregar melhores serviços ao cidadão.
E o Zanatta se propôs a mudar o status-quo dessa indústria a partir das experiências que teve no passado, como arquiteto, lidando com o processo de solicitação de alvarás para obras na prefeitura. A partir daí enxergou a oportunidade de empreender para mudar essa lógica.
Impacto, Agenda 2030 e Perspectiva
A proposta da Aprova se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030 da ONU porque fomenta Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16). Para além disso, a solução estimula um país onde as instituições vibram o significado das palavras equidade e liberdade, endereçando a Tese de Impacto dos investimentos feitos pela VOX.
Por aqui, acreditamos no poder da tecnologia como viabilizador para uma gestão pública pautada pela eficiência, transparência e produtividade. Queremos uma gestão capaz de aumentar a arrecadação de maneira adequada e sustentável enquanto reduz o desperdício e gastos indevidos. Na nossa visão, o setor público deveria oferecer o mesmo serviço e experiência hoje oferecidos pelo setor privado, e isso só será possível através de tecnologia e inteligência de dados. A Aprova é um meio para este fim.