Investimentos

O que são investimentos responsáveis e como saber se eles funcionam para você?

09/11/2021
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter

Não que o tema da responsabilidade social e ambiental tenha surgido só em 2020, mas foi no embalo da crise do coronavírus que ele ocupou a agenda dos consumidores, empresas e investidores. Em paralelo, o mercado de capitais surpreendeu e bateu recorde inclusive no Brasil. Os dois movimentos se encontraram e os investimentos responsáveis ganharam ainda mais força.

O que são os investimentos responsáveis?

São investimentos que combinam análise financeira de uma empresa com a compreensão de como ela impacta a sociedade e o ambiente. Eles trazem para o mundo dos investimentos a ideia de responsabilidade social e corporativa.

Um exemplo de investimento responsável é o realizado na Magazine Luiza. A companhia historicamente fomenta a inclusão de mulheres e negros, tem programas de combate à violência doméstica e democratiza o acesso a bens de consumo.

A categoria dos investimentos responsáveis não é só mais uma tendência de mercado. Ela é uma solução para as emergências climáticas e redução das desigualdades, e por isso, veio para ficar.

E como funciona?

Segundo o Instituto Cambridge para Liderança e Sustentabilidade, a categoria integra análise financeira e não financeira porque parte da premissa de que a geração de valor e o potencial de retorno financeiro derivam da estabilidade, saúde e organização do sistema econômico, social e ambiental.

E a rentabilidade?

Os investidores responsáveis não abrem mão do lucro. O PRI (Principles for Responsible Investment), que dá as diretrizes e reúne investidores que atuam na área, explica que os investimentos responsáveis podem e devem perseguir a performance financeira.

Retomando o exemplo da Magazine Luiza, além de gerar valor para os colaboradores, clientes e sociedade, as ações da empresa tiveram uma valorização de mais de 20% entre o início de 2020 e outubro de 2021.

Exemplos de investimentos responsáveis são o próprio ESG, os investimentos verdes, voltados para soluções de descarbonização  da economia e o investimento de impacto, como os realizados pela VOX através do fundo VOX Investing Tech for Good Growth e o fundo de crédito Empírica VOX. 

Renda fixa ou variável?

Aqui não tem receita. Depende muito mais do tipo de empresa e dos fatores que foram considerados durante a análise de mercado. Para a estratégia e preferência do investidor, é melhor títulos de dívida ou ação? 

Direto no título e ação ou melhor fundos de investimento?

Quem dita a regra é o próprio investidor. Há quem prefira operar direto nos títulos, e há quem opte por cotas em fundos.

Em ambas as opções, é importante investigar a empresa emissora dos títulos ou, no caso dos fundos, as empresas que fazem parte da carteira – acesse o balancete neste link da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e insira o nome do fundo.

Para identificar investimentos responsáveis de qualidade:

Quanto à performance de resultado, considere:

Quanto à responsabilidade socioambiental, investigue:

Os investimentos responsáveis têm um papel importante na transformação para uma sociedade menos desigual e um planeta mais saudável. Há diferentes maneiras de se fazer um investimento responsável e cabe aos investidores entenderem quais melhor se encaixam ao seu perfil.

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter