VOX Desenvolvimento Sustentável

O que é uma tese de investimento e por que ela precisa ser de impacto

02/02/2022
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter

Tudo o que fazemos na vida é guiado por uma razão. Da comida que a gente come à roupa, viagem ou curso que a gente compra. Decidimos baseados no desejo, necessidade e propósito. É sabendo onde queremos chegar que decidimos que caminho tomar. A gente tem uma tese e um porquê, e na hora de investir, não é diferente. Você sabe o que é uma tese de investimento? 

De forma geral, uma tese de investimento é um conjunto de argumentos que fundamentam e justificam a escolha por uma aplicação financeira. São filtros quantitativos e qualitativos pré-determinados pelos investidores como parte do processo de análise e tomada de decisão.

Existe uma regra?

Não. Cada investidor pode ter a sua própria tese de investimento e prezar pelos empresas e setores que mais façam sentido para suas estratégias de alocação e o objetivo buscado. Agora, por mais diferentes que sejam as teses, todas elas têm em comum a expectativa de obter retorno financeiro satisfatório com a aplicação.

Quais são os exemplos de filtros de investimento que moldam uma tese? 

E como se aplica uma tese de investimento? 

Imagine um investidor focado em financiar startups da América Latina que já tenham um produto ou serviço rentável e com modelo de negócio baseado em tecnologia e solução de problemas no sistema bancário-financeiro.

Nesse caso, a tese de investimento servirá como um norte para que o investidor tenha mais elementos, processos e inteligência, conseguindo assim selecionar as melhores empresas que atendam esses critérios. O objetivo de uma tese é guiar a escolha de empresas e a composição de um portfólio alinhado ao perfil e interesse do investidor e da gestora.

O que é uma tese de investimento de impacto 

Você deve estar acompanhando o aumento do interesse dos investidores por empresas com boas práticas sociais e ambientais e por transformações positivas para as pessoas e o planeta – além, claro, do potencial de retornos financeiros. 

Não à toa, cada vez mais teses de investimento têm se baseado no recorte e na intenção de geração de impacto positivo, estimulando mais e mais aportes em negócios e empresas com soluções capazes de propiciar transformações que a sociedade precisa, como redução da desigualdade e controle das mudanças climáticas. 

É isso o que chamamos de tese de investimento de impacto. Alguns exemplos desse tipo de tese são:

As teses de investimento dissociadas da intenção de geração de impacto positivo nos trouxe à situação de emergências climáticas e desigualdade. Se começarmos a tomar decisões de investimento com base na intenção de resolver problemas e ampliar oportunidades, podemos gerar ainda mais valor financeiro e não financeiro para todos os envolvidos. 

Uma tese de investimento que leve o impacto em consideração é vital para a consolidação de uma economia mais humana e dedicada a resolver os problemas atuais da sociedade nas esferas sociais e ambientais. 

E você? Como você escolhe seus investimentos? E já se atentou para quais são as teses das gestoras em que você confia?

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter