gestão de impacto

O futuro em múltiplas dimensões

27/05/2021
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter

A VOX Capital termina 2020 olhando para o futuro. A paisagem que observamos está em 2030, ano em que os resultados do pacto global ao redor dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) devem ser alcançados. O tempo que determina nossas ações é de, pelo menos, uma década, e nos moveremos nele a partir das capacidades e aprendizados que construímos ao longo de nossa trajetória. Nessa travessia unimos a paciência que a produção de mudanças duradouras exige, a inquietação que estimula a manter-nos firmes na perseguição a impactos positivos e a determinação em entregar ótimas performances financeiras dos investimentos.

O cerne de nossa jornada será a integração mais profunda e qualificada entre as três verticais que compõem o investimento de impacto: o risco, o retorno e o impacto. Cunhamos o termo 3D para expressar essa composição e demonstrar a unidade fundamental entre essas dimensões na nossa proposta para o futuro. Continuaremos a perseguir oportunidades que geram retornos competitivos no mercado, que tenham riscos gerenciáveis e que carreguem intencionalidade clara para produzir impactos positivos. Ser 3D significa assumir essa abordagem de maneira sistêmica, ou seja, tudo o que somos, fazemos e perseguimos deve estar nutrido por esse olhar multidimensional.

Reconhecemos impactos como transformações positivas, estruturais e sustentáveis para as pessoas e o planeta. Mais do que mitigar problemas, queremos contribuir com soluções novas que regenerem os sistemas vitais de nossa existência. Assim, nossa ambição em contribuir de maneira clara para o alcance dos ODS ganha força. Iremos expandir nossas teses de impacto, indo além dos temas de saúde, educação e serviços financeiros, nos quais já temos resultados e reputação. Inovações nos motivam e nos movem a atuar em setores que contribuem com o meio ambiente, trazendo o planeta para a órbita dos públicos VOX. Produção e distribuição de energia limpa, produção sustentável de alimentos e restauração de florestas, entre outros, entram no radar de nossos portfólios. Temos um oceano pela frente e estamos dispostos a navegar em mares novos.

Gestão de impacto

Ao mesmo tempo em que abrimos o leque de teses de impacto, também ampliamos os tipos de veículos financeiros para investimentos. A consolidada experiência em venture capital continua central em nossa estratégia, mas reconhecemos oportunidades que podem ser endereçadas em outros mecanismos. Com isso perseguimos uma maior versatilidade de veículos e, principalmente, criar oportunidades que permitam democratizar o acesso a investimentos de impacto, permitindo que mais e mais pessoas possam aplicar seus recursos financeiros em ativos que produzem mudanças positivas. Isso é parte de nossa teoria da mudança e objetivo que perseguimos com seriedade.

Para atuarmos de maneira responsável na construção de um mundo mais sustentável e sermos coerentes com nossa essência 3D, precisamos aumentar nosso rigor com a gestão de impacto e mensuração. Planejar, observar, registrar, analisar e aprender a partir de dados que informem em que medida temos contribuído efetivamente para a produção de impactos positivos exigirá nos anos vindouros o desenho de novas tecnologias e soluções. Contamos com parcerias internacionais para a troca de conhecimentos que contribuem para nos tornar cada vez mais robustos em nossos processos de medição e pretendemos ser destaque entre os pioneiros globais que hoje se esforçam para construir essa agenda.

Como estratégia para fortalecer nossa abordagem integrada em investimento de impacto, as nossas práticas ESG também ganham força. Neste momento de crescimento pelo qual passamos, reconhecemos a necessidade de aprofundar tanto o nosso trabalho interno com governança, aspectos sociais e ambientais, quanto em fortalecer ainda mais nosso apoio às empresas investidas para que gerenciem melhor essas políticas e ações. Estudamos o tema em profundidade e iremos incrementar cada vez mais nossa atuação responsável e coerente na gestão sustentável de organizações.

Ao olhar para o presente, observamos a representatividade que as mulheres já exercem em funções de liderança em nossa organização. Entretanto, estamos longe de comemorar essa marca por reconhecermos que ainda existem desafios para nos tornarmos uma empresa com plena equidade. Temos clareza de que a agenda de diversidade e inclusão precisa ainda ampliar sua pluralidade entre nós e na relação com as empresas nas quais investimos. Iremos zelar por isso com a crença e a animação de que a VOX Capital está se tornando um dos lugares mais vibrantes e incríveis para se trabalhar.

E será este grupo de vanguarda, profissional e extremamente inquieto, que irá tornar possível essa trajetória de impacto positivo aliada a ótimos resultados financeiros.

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter
decisão newsletter

Conheça como os seus investimentos podem construir o mundo que você quer