Por Gustavo Ballestreri, Venture Capital Associate
Em muitas das conversas que usualmente tenho com empreendedoras e empreendedores, é comum ouvir que ‘toda startup da área da saúde é de impacto’. O argumento mais usado é que “a saúde melhora a vida das pessoas”. Essa afirmação, um tanto simplificada, já me pegou desprevenido algumas vezes, e hoje entendo que vale trazer os motivos pelos quais sei que não, nem toda startup de saúde é de impacto.
Neste artigo, exponho um racional mais claro de como, na VOX Capital, enxergamos o impacto na área da saúde. Uso como referência as ferramentas de análise de impacto que utilizamos por aqui.
Antes disso, porém, vale reconhecer que o senso comum de que saúde é intrínseco a impacto é compreensível. Há atualmente pouquíssimo conteúdo exploratório sobre o que é impacto na área da saúde. Não à toa nós, da VOX, gestora referência em mensuração e gestão de impacto, temos o compromisso de expor alguns racionais para trazer luz ao tema.
Saúde, ODS e a Agenda 2030
Vamos começar pela parte fácil: entender a relevância da área da saúde dentro das dimensões de impacto como um todo. Dos 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU na Agenda 2030, a saúde tem uma categoria dedicada só a ela: Bem-estar e Saúde (ODS 3).
E a área vai além. A própria ONU entende a saúde como transversal, e considera o tema nos Objetivos relacionados a Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9).
O que configura impacto e a saúde em 4 dimensões
Vamos aprofundar mais um nível na análise, com o objetivo de identificar o tipo de público beneficiado e o tipo de solução. Afinal, é isso o que vai permitir entender se a proposta da health tech realmente gera valor e tem relevância, e é o que vai permitir mapear os resultados de eficiência e eficácia com maior precisão. Em outras palavras, essa identificação favorece a compreensão se a health tech é mesmo de impacto.
A prática na VOX nos mostrou que há quatro grandes dimensões, e cada uma terá um tipo de público. Vamos a elas:
Dimensão Individual: foca no beneficiário final e no fortalecimento da promoção de saúde no sistema. A palavra-chave aqui é gestão do cuidado, com foco no acompanhamento médico de forma eficaz e efetiva. Um exemplo de impacto positivo nessa dimensão seria mais pessoas vivendo com bem-estar físico, mental e social através de soluções que promovem acesso a atendimento, cuidados preditivos e tratamento.
A health tech Klivo atua nessa dimensão ao focar nos cuidados de pacientes crônicos, que precisam de uma atenção reforçada, e em como melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
Dimensão profissional: foca na melhoria da qualidade do atendimento e na relação dos pacientes com os profissionais que atuam na saúde. Esse público é bastante heterogêneo, com médicos, enfermeiros, cientistas, e profissionais da saúde que estão no ponto mais próximo de contato com os pacientes.
Um exemplo? Em um contexto do aumento da demanda na saúde maior do que a oferta de profissionais, uma oferta de soluções que melhora a qualidade de entrega e facilita o trabalho e a produtividade desses profissionais está diretamente ligado a um impacto positivo nessa dimensão, seja na forma do barateamento e acesso das soluções ou aumento no nível de qualidade de entrega dos serviços.
Nesta dimensão, a Sanar ilustra perfeitamente com um produto de educação que amplia a qualificação dos profissionais de saúde ao longo da carreira.
Dimensão organizacional: visa o uso eficiente dos recursos técnicos, financeiros, humanos e estruturais. São soluções que focam na tecnologia e infraestrutura do sistema de saúde, incluindo desde soluções de apoio ao diagnóstico e tomada de decisão até plataformas da parte de gestão administrativa, de forma a otimizar a utilização dos recursos.
A Nilo Saúde representa muito bem como a adição de uma camada tecnológica pode melhorar a eficiência de uma instituição de saúde para gerenciar melhor um número maior de pacientes.
Dimensão sistêmica: busca a integração eficaz entre os diferentes agentes do sistema de saúde. Ela diz respeito às grandes organizações, como o sistema hospitalar, laboratorial, operadoras privadas, o próprio sistema público e, por que não, a dinâmica de interação entre esses agentes. Soluções nessa dimensão são as de gestão de dados e saúde populacional, abrangendo toda a logística de insumos e lixo hospitalar.
A Intuitive Care, por exemplo, é responsável por transitar 12% de todo o ciclo de receita hospitalar do país, garantindo automação para um processo fundamental da saúde privada do Brasil
Respondendo ao título, nem toda health tech é de impacto porque para efetivamente ser assim considerada, é necessário que ela tenha um direcionamento do que quer resolver e para quem. Ou seja, no nosso entender, uma health tech é de impacto quando ela intencionalmente se enquadra em uma ou mais das quatro dimensões e tem muito claro qual a solução utilizada para tal.
Na prática
E como aplicamos todas essas compreensões nas nossas análises e processos de gestão?
Indo direto ao ponto, logo nas primeiras conversas e análises sobre uma potencial investida, fazemos o exercício de entender em qual ou quais dimensões elas podem se encaixar, e através de qual solução. Como já mencionado acima, essa precisão na análise permite maior segurança para compreender o potencial do deal de um lado e, de outro, mitigar risco de write-off, impacto aquém do desejado ou até mesmo de impacto negativo.
No dia a dia, com o conhecimento de quais são as quatro dimensões da saúde, compreendemos que soluções oferecidas pelas health techs tanto podem abranger mais de uma dessas dimensões quanto podem ter interseções com diversos agentes do sistema. Sempre ficamos atentos para identificar essas oportunidades mais transversais, uma vez que elas notadamente têm um potencial de alavancar retornos em termos de impacto nos investimentos que realizamos.
Feito o investimento e tendo entendido quem são os agentes envolvidos, podemos melhorar nossa capacidade de mensuração e gestão do impacto que essas empresas geram. Dessa forma, também incorporamos as métricas no acompanhamento das empresas que investimos, sempre visando mais eficiência operacional e geração de impacto positivo para o público desejado.