Venture Capital

Por que estamos investindo na Octa, startup que vai mudar o mercado de autopeças

31/03/2022
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Octa, Arthur Rufino e Daniel Oelsner, cofundadores da Octa

Por Rafael Campos, portfolio manager na VOX Capital

Dando sequência à consolidação das Teses de Impacto e ampliação dos nossos investimentos para além da esfera social, a VOX Capital anuncia o aporte na Octa, startup que atua na vertical de economia circular dentro da indústria automotiva. A rodada seed é no valor de R$ 8 milhões, e tem a VOX Capital como líder, com um cheque de R$ 6 milhões.

Mas por que estamos investindo na Octa? A empresa opera no sistema de desmanche automotivo, que tem um mercado enorme, mas ainda está organizado de forma obsoleta e quase nada escalável. Para destravá-lo e disruptá-lo. entendemos que são necessários requisitos como soluções realmente apropriadas para o setor, inteligência na inovação, proposta de valor e time. A Octa tem todos eles. 

Abaixo, listamos os 7 principais motivos para o investimento na Octa. 

1. O mercado de R$ 40 bilhões

Segundo a McKinsey, o mercado de reposição automotiva no Brasil  movimenta R$ 100 bilhões/ano e representa 30% da indústria automobilística. Dentro desse universo, a Octa opera no segmento de reciclagem e venda de peças usadas. Considerando apenas os veículos comerciais e pesados, segmentos inicialmente atacados pela startup, o potencial do mercado supera R$40 bilhões.

Do total de veículos em circulação no país que chegam ao final da vida útil todos os anos, apenas 10% (500 mil) são reciclados corretamente. Nos EUA, esse percentual sobe para 80% e, no Japão, para 95%. Ou seja, tem muito espaço para o mercado crescer no Brasil. 

2. Impacto ambiental positivo

Mais de 14 milhões de toneladas de CO2 por ano podem deixar de ser emitidas a partir da operação da Octa, endereçando a agenda da redução da pegada de carbono de toda a cadeia automotiva –  da produção das autopeças à combustão proveniente do uso. 

O cálculo tem como base no volume de aço dos veículos que atingem o final de sua vida útil a cada ano no país, e considera estudos que demonstram um potencial de cerca de 1,82 tonelada de CO2 economizada para cada tonelada de aço reciclada, além de outras 2 toneladas atribuídas às práticas de reuso e remanufatura das peças de cada veículo.

3. Impacto social e rastreabilidade

Todo o material que passa pelo marketplace da Octa antes e depois da reciclagem é rastreável e tem sua procedência confirmada. Isso permite melhor precificação por parte do vendedor, maior confiança por parte do cliente e, indiretamente, reduz a taxa de roubos de carro. Afinal, a falta de rastreabilidade das peças é o principal fator de incentivo do mercado de peças roubadas. Com um sistema que permite identificar a origem do produto e uma maior disponibilidade de peças legais e rastreáveis, o mercado ilegal perderá espaço. 

Tal aspecto é relevante porque o segmento de autopeças usadas tem histórico ligado ao furto de veículos e , consequentemente, à violência. Na contramão, a rastreabilidade das autopeças usadas comprovadamente reduziu os índices de furto nas regiões em que a Lei do Desmanche (2014) foi regulamentada e implementada. Portanto, é válido apostar que a estruturação e ampliação da circularidade no setor gere um impacto positivo semelhante, retirando os centros de desmanche veicular da marginalidade e, logo, a violência associada a este segmento.

4. Time tem experiência, liderança e senso de inclusão e diversidade

O fundador e empreendedor é Arthur Rufino, da família proprietária da empresa líder em reciclagem automotiva no país. Ele praticamente nasceu no setor e, no aspecto executivo, tem experiência de dois anos como CEO da JR Diesel (2018-2020), onde liderou a industrialização da empresa, que é o maior desmanche legal do Brasil. Rufino tem se mostrado um líder nato, sabe articular e formar redes, tem contatos estratégicos no setor e é o atual presidente da Associação Brasileira de Desmontagem e Reciclagem Automotiva. 

Durante as conversas pré-investimento, notamos ainda uma sensibilidade e atenção às causas de inclusão e diversidade étnica e de gênero. 

O cofundador, Daniel Oelsner, complementa a liderança com sua trajetória de venture builder e experiência em criar e escalar negócios digitais. Tem sido notória a abrangente e constante contribuição que ele faz, em especial nas frentes de  desenvolvimento de produto, gestão (KPIs e implementação de processos) e nas discussões estratégicas com todas as áreas.

Juntos, Rufino e Oelsner estão montando um time complementar para modernizar a experiência de compra neste enorme segmento. 

5. Conhecimento do time no segmento cria uma alta barreira de entrada 

Arthur Rufino é uma das raras pessoas que conhecem o segmento do desmanche automotivo brasilerio e todas as suas nuances. Além de conhecedor, Rufino é personagem atuante nas evoluções desse mercado. Ele participou ativamente da Lei do Desmanche (2014), posicionando-se como um agente inclusive na regulação do setor. O empreendedor tem uma vasta rede de relacionamento com os principais atores, o que abre portas para expandir o negócio a diversos centros de desmanches veiculares.

Isso significa que é pouco provável que outra pessoa empreenda no setor ou trafegue com a mesma fluidez na área que Rufino. Sua proximidade com o assunto é uma vantagem competitiva importante. 

6. Atenção de grandes empresas ao ESG e regulamentações ambientais

A demanda da sociedade por soluções que mitiguem os efeitos  de nossas ações no planeta está aumentando. Com esta renascida atenção a temas  ESG, as empresas têm sido cobradas a ter soluções e boas práticas internas, e a correta destinação dos ativos está no centro de boas práticas de sustentabilidade para grandes empresas – incluindo para as frotas veiculares. Nesta vertical, a Octa é um grande facilitador para boas práticas. 

No contexto em que cresce o número de empresas e pessoas querendo reduzir a pegada de carbono,  serviços que fomentem a circularidade em segmentos com forte impacto ambiental, como os da Octa, seguramente serão mais incentivados e acessarão um mercado cada vez maior. 

7. Nova proposta e experiência no setor de reciclagem e reposição automotiva

A Octa quer organizar a circularidade da indústria automotiva e ampliar a disponibilidade e o interesse por peças usadas. Para isso, criou um marketplace “duplo”,  que conecta proprietários de veículos no final de vida útil a gestores de desmanches nos dois loops de venda – de um lado, os donos de veículos em vida útil podem vendê-los para centros de desmanche; do outro, os centros de desmanche disponibilizam peças usadas para proprietários de carros. A proposta é facilitar a informação sobre a disponibilidade de carros disponíveis para o desmanche e reciclagem em uma ponta, e o acesso a peças recicladas e reinseridas no mercado na outra.

O resultado tende a adicionar valor às peças usadas e gerar um novo tipo de experiência e dinâmica no mercado de reposição automotiva. Isso importa porque a consolidação da economia circular, em diferentes setores, depende da experiência de uso e de compra de peças usadas, que precisa ser muito próximo à experiência associada ao produto novo, além de ter preços mais acessíveis e garantias de procedência e segurança. 

Por fim, como argumentamos, a Octa está muito bem posicionada para endereçar soluções para o mercado de desmanche automotivo, ainda tão específico e informal, e aumentar a circularidade desta cadeia. O time tem conhecimento técnico e de contexto tanto para destravar o potencial do mercado quanto para ampliar o espaço da economia circular, que precisa justamente de um mercado confiável e rastreabilidade para chegar ao mainstream.   

Muitos próximos passos estão previstos, entre eles a abordagem B2C e um software para modernização da gestão dos centros de desmanches veicular. Vale acompanhar de perto. Bem vinda Octa! Vamos caminhar juntos rumo a um mundo 100% regenerado.

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