A ideia de práticas e consumos sustentáveis tem ressoado cada vez mais na sociedade e é natural que, aos poucos, a ideia da sustentabilidade também chegue aos investimentos. E podemos falar que há dois grandes estratégias de investimentos sustentáveis: o investimento de impacto e o investimento ESG.
Você sabe qual a diferença?
Investimento de Impacto
O investimento de impacto coloca retorno financeiro e impacto positivo na mesma frase. Os investidores se atentam ao impacto do negócio, olhando para o risco, o retorno e o tipo de impacto gerado pela empresa.
Exemplos dessa tese de investimento são aportes em empresas cujo produto ou serviço endereçam soluções para problemas socioambientais relevantes. Exemplo de negócios assim são os que desenvolvem geradores de energia renovável, estruturam e escalam processos de reciclagem, fomentam a bancarização ou têm soluções de educação online que ampliam o acesso ao ensino superior a fim de reduzir a desigualdade social.
Investimento ESG
Antes de partir para explicar o que é investimento ESG, vale explicar o termo ESG: “environmental, social and governance”. Na prática, ESG engloba as práticas empresariais e de investimento que envolvem critérios de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa.
Investimentos ESG, então, são aportes feitos em companhias que trabalham para que seu produto ou serviço opere num modelo sustentável dentro da vertente das três letras, sem causar danos. A palavra chave é mitigação.
Exemplo de empresas que historicamente são consideradas bom investimento ESG são Natura e Ambipar, no aspecto ambiental, e Magazine Luiza, na frente social – a empresa é referência em políticas internas de inclusão.
Impacto x ESG
Embora ambos sejam considerados investimentos responsáveis, como citamos acima, existem diferenças importantes entre o conceito de investimento de impacto e investimento ESG.
Os investimento de impacto analisam empresas sob a ótica do quê elas fazem, e se é um produto que resolve um problema social e amplia acesso à saúde, educação e moradia, por exemplo. Já o investimento ESG olha o como, analisando se as operações envolvidas na produção de bebida, por exemplo, segue boas práticas ambientais e sociais, junto a colaboradores e comunidade próxima.
VOX Desenvolvimento Sustentável é Investimento de Impacto
O VOX Desenvolvimento Sustentável é considerado um investimento alinhado a impacto porque investe em empresas que têm ao menos um produto ou serviço que endereça soluções para problemas sociais e ambientais relevantes. Mais que isso, as soluções estão diretamente alinhadas a Agenda 2030 da ONU, que integra empresas, sociedade civil e governo nos esforços para conseguirmos um desenvolvimento sustentável.
Na VOX Capital, desenvolvemos soluções financeiras que contribuem ativamente para um mundo 100% regenerado.