Você é daquelas pessoas que prefere nem acompanhar as notícias porque não aguenta mais ouvir falar de problema? De fato, o mundo não anda um lugar tranquilo. Num filme qualquer, talvez um super-herói cruzasse o céu para resolver os problemas de vez! Mas no mundo real, cabe a cada pessoa fazer a sua parte.
A boa notícia é que já dá para fazer isso sem precisar ter uma capa vermelha e voar por aí. Desde que você tenha intenção genuína de gerar impacto socioambiental positivo, já há formas de investir seu dinheiro para melhorar o mundo.
Esqueça aquela história do capitalismo selvagem e de executivos que inspiraram grandes vilões hollywoodianos que colocavam o dinheiro e o lucro acima do bem estar das pessoas e do planeta. Talvez isso ainda funcione em um ou outro filme. Mas fora das telinhas, a coisa mudou.
Não há mais espaço para um Gordon Gekko do mundo real. O empresário ambicioso interpretado por Michael Douglas no clássico “Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme”. Se ainda houvesse, a agenda ESG não teria ganhado espaço como ganhou.
Hoje, investidores querem mesmo é financiar empresas que participam e contribuem ativamente com a transformação rumo a um mundo com menos problemas como desigualdade social e mudanças climáticas. A vontade é investir para melhorar o mundo, além de ter retornos financeiros competitivos.
Nesse contexto, os negócios de impacto atraem cada vez mais investidores porque têm no seu core-business soluções e serviços que resolvem problemas sociais e ambientais relevantes. Ou seja, são empresas que já nasceram para melhorar o mundo – ou um pedacinho dele.
Impacto X ESG
Na prática, os investimentos de impacto vão além dos investimentos ESG, hoje associados aos aportes em companhias como Natura, Suzano e Ambev. Um passo atrás dos negócios de impacto, essas empresas adaptam suas operações para conseguirem reduzir os impactos negativos sobre o meio ambiente e junto aos colaboradores – a chamada mitigação e adaptação.
Por que escolher os invesitmentos de impacto?
O investimento de impacto é uma forma de contribuir ativamente para a resolução dos problemas, assim como reduzir a quantidade de notícias ruins e tristes no noticiário. O investimento de impacto é uma ferramenta para resolver tanto a nossa demanda por retornos financeiros competitivos quanto a por um mundo melhor.
Claro que há desafios e selecionar essas empresas não é uma missão simples.
No Brasil, apesar de 79% dos executivos afirmarem que questões sociais são relevantes para a estratégia de negócios, apenas 22% deles colocam a mão na massa para tentar mudar um cenário preocupante da falta de atenção aos problemas reais que o Brasil enfrenta. O dado é da pesquisa “Raio-X do ESG nas empresas brasileiras: desafios e oportunidades”, realizada pelo Instituto FSB junto a mais de 400 empresários e CEOs de diversos setores econômicos.
Como investir para melhorar o mundo?
Como todo super-herói precisa de uma ajudinha no fim das contas, você também pode recorrer para alguém que entenda do assunto.
Dá pra contar com a VOX Capital. Pioneira em investimentos de impacto no país, a gestora está estruturando novas áreas para ampliar as possibilidades de investimento em impacto socioambiental ou, em outras palavras, possibilitar que cada vez mais pessoas sejam super-heróis graças aos investimentos que escolhem fazer.
A VOX quer ajudar a melhorar o mundo com investimentos sustentáveis. Você vai ficar de braços cruzados ou vai trilhar o caminho rumo a um planeta com cada vez menos problemas?
Antes de fazer o próximo investimento, lembre-se que 100% dos investimentos impactam vidas – das pessoas e do planeta.