Investimentos

Diversidade de gênero: veja 3 formas de fomentar a presença de mais mulheres nas empresas

09/10/2021
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter

Ainda que as discussões sobre a diversidade de gênero estejam cada vez mais populares, muita gente acha que o avanço não é suficiente. Tem sido crescente o número de pessoas que querem se sentir mais proativas em relação à causa, e se perguntam como fomentar a diversidade de gênero no dia a dia. A resposta passa pelo tipo de consumo e decisão de investimento.

Na prática, produtos financeiros e de consumo são uma forma de dar escala a projetos e iniciativas, e ao preferir soluções que fomentem a diversidade de gênero, consumidores e investidores dão um estímulo extra à oferta desses produtos e, consequentemente, à ampliação da diversidade. 

Em geral, as empresas mais diversas criam um espaço fértil para inovação, além de conseguir atrair e reter os melhores talentos. O resultado tende a ser menor rotatividade interna, maior mitigação de riscos e potencial de retorno. 

O mercado financeiro está entendendo essa relação de causa e consequência, e já oferece opções acessíveis para todos os níveis investidores. 

Veja abaixo 3 formas de investir em empresas e fomentar a diversidade.

Investimento em ações listadas na Bolsa

Enquanto faz a análise da sua preferência – fundamentalista ou técnica -, investigue como cada uma das companhias restantes se comportam em relação à diversidade de gênero. 

No próprio balanço de resultados da empresa, procure o percentual das mulheres nos diferentes níveis de liderança. Na mídia, busque notícias sobre iniciativas internas e externas da companhia em relação ao tema e, em redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn, examine o conteúdo das postagens e o teor dos comentários e engajamentos.

Também dá para checar o que colaboradores antigos e atuais falam sobre a empresa em sites e bancos de dados como Glassdoor. 

Fundos de investimento voltados para a diversidade de gênero

Para suprir a demanda de mercado e também se posicionarem como aliadas da diversidade e equidade de gênero, cada vez mais gestoras lançam produtos como fundos de investimento de investimento e ETF que priorizam empresas com boas práticas em relação às mulheres. 

Exemplo de iniciativas analisadas são a política de atração, retenção de mulheres em todos os níveis de liderança, além do percentual de diversidade que já existe. 

Equity crowdfunding

Nesse modelo, startups captam recursos junto a pessoas investidoras através de uma plataforma, que faz todo o trâmite. A proposta é uma alternativa ao tradicional financiamento através dos fundos de venture capital.

Em geral, as empresas que recorrem ao equity crowdfunding estão em estágios iniciais, e não por isso distantes do tema da diversidade. Os investidores podem selecionar as empresas fundadas, co-fundadas e lideradas por mulheres, que inclusive podem entregar rentabilidade superior às empresas lideradas por homens, como mostram estes levantamentos

Um exemplo de plataforma de equity crowdfunding integralmente alinhada ao fomento da diversidade é a Wishe, que faz a intermediação apenas de empresas fundadas ou lideradas por mulheres. Parte da proposta da plataforma é ter conselheiras e mentoras que ajudem as fundadoras nos negócios. 

Os investimentos precisam representar os interesses dos investidores, e não é à toa que mais produtos temáticos começaram a surgir justamente em meio ao aumento das discussões e demanda dos consumidores em relação ao tema. A perspectiva é que esse tipo de produto fique cada vez mais comum. 

As inovações para transformar o mercado financeiro em uma ferramenta que de fato propicie um mundo melhor para as pessoas e o planeta estão só começando. Afinal, 100% dos investimentos impactam vidas e a quantidade de pessoas que percebe isso só cresce.

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter