VOX Desenvolvimento Sustentável

Agricultura Sustentável e Fome Zero: entenda este Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU

04/01/2023
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter
agricultura-sustentável-fome-zero-vox-ds

Você já deve ter ouvido falar que o Brasil é uma potência agro. E é mesmo. Nossa agropecuária movimenta 25% do PIB brasileiro, com uma produção e exportação de grãos e carnes tocada por grandes, pequenos e médios produtores, incluindo agricultura familiar. Mas em meio a tantos desafios sociais e ambientais no Brasil e no globo, precisamos que o agro se alinhe a ao objetivo de Agricultura Sustentável e Fome Zero.

O que é esse objetivo de Agricultura Sustentável e Fome Zero?

O objetivo de Agricultura Sustentável e Fome Zero está entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que faz parte da Agenda 2030. Essa Agenda é um conjunto de diretrizes que coloca iniciativa pública e privada, incluindo governos, empresários, consumidores e investidores, para atuar em prol de um mundo com desenvolvimento econômico, social e ambiental mais sustentável.

A Agenda 2030 foi criada em 2015 por membros da ONU e na ocasião formalizou-se a clara relevância do setor agropecuário para o desenvolvimento socioeconômico. Por um lado, o agro alimenta o mundo, o que contribui para endereçar questões sociais. Por outro, tem sua participação no desmatamento, o que intensifica os desafios climáticos.

Para dar um basta em iniciativas que ‘ajudam um lado enquanto atrapalham o outro’, a ONU criou diretrizes a serem seguidas por iniciativas direta e indiretamente associadas ao agro. Essas diretrizes estão reunidas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 2 (ODS 2), que trata da Agricultura Sustentável e Fome Zero.

Quais as metas desse Objetivo?

Segundo este site da ONU, a grande meta é acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. Esse objetivo maior está dividido em algumas frentes, que se conversam e se tangenciam:

Alimentação e Fome Zero

1.Acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano

2. Acabar com todas as formas de desnutrição sobretudo em crianças, adolescentes, mulheres grávidas, lactantes e pessoas idosas

3. Dobrar produtividade agrícola e a renda de pequenos produtos de alimentos.

Produção e Sustentabilidade

1.Garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos a partir da implementação de práticas agrícolas que aumentem tanto a produtividade quanto a produção, sempre mantendo os ecossistemas e fortalecendo nossa capacidade de adaptação às secas, inundações e condições meteorológicas extremas (mudanças climáticas).

2.Manter diversidade genética de sementes, plantas cultivadas, animais de criação e suas respectivas espécies selvagens.

Investimento, Tecnologia e Práticas Comerciais

1. Aumentar o investimento nacional e internacional em infraestrutura rural, pesquisa e extensão de serviços agrícolas, desenvolvimento de tecnologia e bancos de gentes de plantas e animais, com o objetivo de aumentar a capacidade de produção agrícola sobretudo nos países menos desenvolvidos

2. Corrigir e prevenir restrição ao comércio e distorções nos mercados agrícolas mundiais, inclusive a eliminação de subsídios à exportação – seguindo as premissas da Rodada de Desenvolvimento de Doha

3. Funcionamento adequado dos mercado de comodities, facilitando acesso à informação de mercado e reserva de alimento, a fim de limitar a volatidade extrema de preços dos alimentos

É claro que dentre essas metas, algumas serão melhor endereçadas pela iniciativa privada. Outras estão mais na mão da iniciativa pública e políticas econômicas. Já outras dependem de grandes articulações

De qualquer forma, a Agenda 2030 nos propõe o grande exercício de pensar como cada um de nós pode contribuir com os objetivos.

Como investidores podem contribuir com mais Agricultura Sustentável e Fome Zero?

A VOX, enquanto gestora de recursos e investimentos, entende que a contribuição está no tipo de ativo selecionado para ser investido. Dessa forma, para o VOX Desenvolvimento Sustentável, primeiro fundo de renda fixa alinhado a impacto positivo e disponível para todo e qualquer investidor, criamos uma metodologia que considera apenas empresas com produtos ou serviços que endereçam as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Na prática, quem investe no VOX Desenvolvimento Sustentável faz esse mesmo tipo de contribuição. Dá para começar a investir através desta página.

Na composição da carteira em dezembro, cerca de 20% das empresas investidas – os ativos – respondiam ao ODS de Agricultura Sustentável e Fome Zero.

Quais são as empresas?

Ambipar, Grupo Vamos, Pão de Acucar, Simpar, Sicredi e Armac são as empresas que estão na carteira do VOX Desenvolvimento Sustentável porque têm produtos ou serviços alinhados às metas do Objetivo de Agricultura Sustentável e Fome Zero.

A lista atualizada das empresas que compõem a carteira do fundo você pode acessar neste link aqui. E para saber mais sobre o primeiro fundo brasileiro de impacto positivo e disponível para qualquer investidor, ou os outros Objetivos endereçados, é só clicar nessa página aqui.

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter