Venture Capital

VOX publica Relatório 2021 e WeCancer é destaque

20/04/2022
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter
WeCancer é destaque relatório VOX 2021

A gestora de investimentos VOX Capital deu passos importantes e consolidou resultados robustos em 2021, de ampliação da equipe e da diversidade a Taxa de Retorno Interna (TIR) superior a 70% pelo segundo ano consecutivo. O Vox Impact Investing II está, novamente, entre os 10% melhores fundos de venture capital do mundo – no vintage 2016. 

Com cerca de R$ 520 milhões sob gestão, a gestora tem todos os resultados atrelados a geração de impacto positivo e uma gestão do portfólio que respeita o nível de maturidade da investida, como mostramos no Relatório 2021. A depender do momento da empresa, contribuímos com as sugestões, ferramentas e suportes mais adequados. 

Um dos destaques desse portfólio é a WeCancer, healthtech especializada na assistência do paciente com câncer fora do centro de tratamento, e investida do Vox Impact Investing II. Os fundadores César Filho e Lorenzo Cartolano são empreendedores de impacto porque têm a intenção genuína de transformar, para melhor, a realidade do tratamento oncológico no Brasil. 

E que realidade é essa? 

O câncer é uma doença complexa, que desafia pacientes, familiares, profissionais e o próprio sistema de saúde. Só no Brasil, são 625 mil novos casos de câncer por ano, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer)

Boa parte do problema está no fato de que, em geral, as informações do paciente e sua evolução clínica não ficam centralizadas em um banco de dados ou equipe médica, dificultando a gestão de cuidado dos pacientes. Além disso, o sistema é hospitalocêntrico, com pacientes e seus familiares recorrendo a centros médicos a qualquer dúvida e mal-estar. 

A WeCancer atua para organizar o cenário, compilar informações e empoderar o paciente na jornada do tratamento. Ela responde ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, de Saúde e Bem-Estar, e desenvolveu uma plataforma para acompanhar a evolução clínica dos pacientes, trazendo mais assertividade, conforto e cuidado, e naturalmente, gerando economia de recursos e impacto positivo na ponta. 

Ao levar qualidade de vida para quem precisa, a healthtech aumenta seu valor percebido, atrai mais clientes fiéis e parceiros, aumenta seu potencial de receita e devolve retorno financeiro para os investidores.  

Impacto na prática

Em 2021, quem sentiu o impacto positivo no próprio corpo foi Viviane Xavier. Foi graças ao acompanhamento à distância realizado pela enfermeira Kamila Sena, do time da WeCancer, que Vivi foi devidamente socorrida no hospital enquanto sofria uma Infecção da Corrente Sanguínea (ICS), complicação do câncer de mama. 

Além da confiabilidade, Vivi também destaca a funcionalidade da solução. “A WeCancer tem muitas soluções dentro de um único aplicativo, melhor do que vários aplicativos tirando gigas do celular e deixando o aparelho lento”.

A plataforma oferece suporte para áreas cruciais na jornada do tratamento, e deixam disponíveis nutricionistas, psicólogos e enfermeiros devidamente capacitados para monitorar casos clínicos oncológicos. Empatia também é uma palavra chave. 

“Conheci a WeCancer por indicação, e soube que teria apoio da equipe de enfermagem e de oncologia, e se eu tivesse reações durante o tratamento, poderia colocar no aplicativo, que eles me dariam respaldo, com o apoio da nutricionista e da psicóloga também”, conta Tatiana Arcangelo, outra paciente.

A startup nasceu em 2017 e, em 2021, aprimorou a compreensão sobre o tipo de valor gerado junto ao paciente. “Chegamos ao final do ano entendendo a jornada junto ao cliente, e conseguimos evidências de que estamos contribuindo com a democratização de serviços como o da WeCancer”. 

Tendência e mercado

A empresa fundada por César Filho e Lorenzo Cartolano é um exemplo de solução para gestão de saúde populacional, tendência que se consolida no setor de saúde na medida em que a sociedade acessa cada vez mais serviços digitais em diferentes áreas do dia a dia. De fato, o monitoramento remoto aplicado à oncologia clínica aumenta a qualidade e sobrevida dos pacientes, comprovam estudos científicos

Em 2021 também foi possível aprimorar a estratégia de alcance dos clientes, que agora se dá via aproximação junto às comunidades e grupos em redes sociais como o Facebook e também via e também via ads no google. “Começamos a usar a própria rede dos pacientes, e isso foi um grande avanço”, sinaliza o CEO César Filho. No acumulado do ano, o número de pacientes saltou 237% em relação a 2020. 

Modelo de Negócio

A empresa opera no modelo Saas (Software as a Service), todo desenhado para propiciar a melhor gestão à distância dos quadros clínicos. São quatro frentes de operação, e por enquanto, três delas também são fonte de receita. 

Segundo pesquisas da própria empresa, a solução desenvolvida pode resultar em uma economia de mais de R$23 bilhões para o sistema público e privado levando em conta a jornada do diagnóstico ao coordenação de cuidado no tratamento.

Aprendizados e próximos passos da WeCancer

A atividade da empresa ao longo dos dois últimos anos já mostrou que sim, a tecnologia pode salvar vidas, conclui César Filho. Mas, por outro lado, evidenciou o desafio que é oferecer soluções digitais de cuidado para uma população com baixa escolaridade e sem acesso a internet de qualidade. A digitalização dos processos internos dos hospitais também precisa evoluir. 

O plano para 2022 é aprimorar o olhar holístico sobre a jornada do paciente e transformar os aprendizados em soluções e funcionalidades na plataforma, além de consolidar o modelo de operação junto à indústria farmacêutica e junto a planos de saúde.

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter