gestão de impacto

Trouxemos a Teoria da Mudança para os investimentos. Sabe por que isso importa?

21/02/2022
Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter

Que para se chegar a um mundo melhor precisamos passar por mudanças significativas ninguém mais duvida né? Muito já tem sido feito para isso, mas sejamos honestos: sabemos, de fato, o que queremos transformar? Em que profundidade? Qual o tempo médio necessário para uma mudança efetiva? 

São questões um tanto amplas para as quais, na VOX, temos conseguido respostas precisas. O segredo está na Teoria da Mudança, ferramenta já consolidada no mundo das políticas públicas e filantropia, e que ainda em 2014 o time da VOX  importou para o mundo dos investimentos – com algumas alterações. 

O que isso quer dizer?

A Teoria da Mudança é uma ferramenta usada por organizadores de políticas públicas para mapear qual impacto será causado e como ele será alcançado. Ao importá-la para a nossa operação enquanto gestora de investimentos, conseguimos estruturar uma forma de adicionar o olhar do impacto ao nosso processo de análise das empresas.  

Na visão da VOX, a Teoria da Mudança dá mais solidez ao ecossistema de investimento de impacto e todas as transformações por ele fomentadas. Ela não só complementa a análise financeira como aprimora a percepção de risco e impacto. Consequentemente, potencializa o retorno. 

Entendemos a Teoria da Mudança como uma peça absolutamente estratégica porque é a partir dela que definimos, junto aos empreendedores, os indicadores de impacto que servirão de guia para a avaliação da performance da empresa. 

É aí que está a precisão necessária para trazer evidências de que mudanças e transformações estão acontecendo, em qual profundidade e em que ritmo. No embalo, há geração de valor para a própria gestão do negócio.

Tomemos como exemplo a Celcoin, que desenvolve soluções para expandir o acesso ao atendimento bancário e fomentar a inclusão financeira. Foi ainda nas primeiras conversas pré-investimento, quando aplicamos a Teoria da Mudança, que foi possível levantar os indicadores que mais fielmente indicariam o impacto da empresa. “E a partir daí ficou claro que era preciso orientar todo novo produto da Rede Celcoin visando sempre o impacto para a população final, ou seja, levando inclusão digital e financeira para a ponta”, lembra o cofundador Adriano Meirinho. 

Ou seja, a Teoria da Mudança é origem de informações para o próprio negócio, que consegue indicadores mais compatíveis com a realidade do dia a dia da operação, e também para a VOX, que faz uma leitura para entender se a proposta da empresa de fato tem fit com as nossas teses – como tem a Celcoin. 

Em resumo, a Teoria organiza uma estrutura lógica entre o objetivo principal de impacto e quais são os e resultados e transformações de curto,médio e longo prazo que essa intervenção pretende alcançar para atingir esse objetivo maior do impacto. 

Teoria da Mudança a la VOX

Para chegarmos a uma versão mais compatível com nossa operação de gestão de investimentos, fizemos algumas adaptações à versão clássica da Teoria da Mudança. 

Por exemplo, a teoria tradicional não se aprofunda na análise do quem, que trata do público-alvo da solução, e faz uma análise mais genérica sobre o problema a ser resolvido. Já na VOX, realmente investigamos qual o problema e o público endereçados. 

Na prática, a Teoria da Mudança a la VOX é um roteiro de investigação sobre empresa, que ao final nos leva para conclusões de como avaliar, de um jeito pragmático, a performance do negócio.

O eixo básico do roteiro que seguimos considera sete aspectos, que são analisados na seguinte ordem:

  1. Problema: entende quais problemas a organização pretende solucionar para pessoas, sociedade e o planeta
  2. Quem: define e caracteriza os públicos que a organização irá servir
  3. Estratégia/Como (Input): informa as abordagens que serão usadas junto ao público para que a empresa consiga alcançar seus resultados planejados
  4. Impacto de curto prazo (Output): lista o que é produzido e quais as consequências imediatas da aplicação da solução 
  5. Impacto e resultado de longo (Outcome): lista quais as mudanças serão produzidas em pessoas, sociedade e planeta 
  6. Visão de impacto: trata da visão de longo prazo sobre a mudança pretendida pela solução. Aqui é mais uma descrição inspiradora sobre o futuro que se quer alcançar
  7. ODS: identificação de com qual dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU a solução está contribuindo 

No nosso processo, a aplicação da Teoria da Mudança ocorre logo na fase inicial da análise, enquanto também estão sendo analisados o plano de negócios, as projeções financeiras e o potencial do mercado e do time. 

O mundo precisa de mudanças para ser um lugar melhor, e a Teoria da Mudança a la VOX é uma ferramenta para contribuir e dar precisão a esse processo de transformação. 

100% dos investimentos impactam vidas. Você sabe que mudanças os seus estão promovendo? 

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter